Nesta pratica
que aprimoro há trinta e três anos, utilizo-me de alguns pré-requisitos que
considero essenciais no processo: 1 - antes de ser, eu tenho que estar no
espaço onde vou cantar. 2 - Finco os pés onde me encontro. 3 - Recorro às
referencias de movimento indicadas pelas minhas vértebras e quadris. 4 - Ponho
minhas articulações a serviço da gravidade, em movimento helicoidal. 5 - Eu me
adono do espaço interno e externo, abraçando-o com o som da minha voz, ou seja,
eu endereço a voz ao um determinado obstáculo e ela me e devolvida pelo sistema
de realimentação acústica. O som universal, o AUM, serve perfeitamente a este
primeiro investimento vocal. Ao trabalhar tons sustentados, tenho a
oportunidade de avaliar os limites da voz, se ela toca o obstáculo e volta para
mim, se ela e fraca ou forte demais neste movimento. Se eu sei fazer foco. Sair
da zona de conforto e tarefa respeitosa, que demanda tempo. 6 - Ouvir o retorno
da voz e a alma do processo. 7 – Respirar e entender o caminho da ancoragem e
sustentação dos tons em outro espaço interno que não a laringe e a faringe. 8 -
Em grupo, a sensação acústica dos vários tons combinados, seguidos de grupetos,
ostinatos, pequenas melodias sobrepostas cria uma sensação de arranjo que atua
sobre o tônus vocal, provoca a criatividade e o ajuste constante da
emissão. 9 - Encaixar a cabeça no “figurino”
passa a ser questão de som vocal mais elaborado. Dessa forma facilita-se o
processo de compreensão da voz como parte integrante do corpo. Os pés, a coluna
vertebral e a cabeça encaixada garantem o inicio do aprendizado de diferentes
afinações. Como a voz “e a maior
bandeira”, “da a maior bandeira”, “entrega o jogo” através da exposição de
certas emoções, o exercício do canto em conjunto cria barreiras protetoras,
ampara os cantantes, a ponto de eles se sentirem livres para improvisar com
poucas resistências. A sequencia do processo consiste em trabalhar a emoção
correta. Aplicar a emoção correta ao tema musical vocal. Mentir bem ou ser
sincero na mentira faz parte do jogo. Passar
verdade, carisma, ritmo e conteúdo com a voz e treinamento diário sobre
situações especificas. Com muito pouco
tempo de pratica o cantor se convence de que a vaidade atrapalha o dono da voz.
E então ele se esforça por buscar a verdade. As improvisações vocais tem como
objetivo estimular a criação, a autenticidade e originalidade do cantante.
Espera-se que o cantante expresse pensamentos e sentimentos com ações
conscientes e versáteis. Ou saiba como aplicar técnicas para atingir
determinados efeitos, tal qual artista de circo. Atividades positivas de amor e ordem permitem haver quantidade e velocidade perfeitas. Este e o propósito das improvisações vocais. Esta experiência pode ser libertadora e vitalizadora,
quando aproveitada para o autocrescimento.
E Karla Izidro complementa:
A voz não tem começo,mas um fim.
Ela pode estar na sola de seu pé,
nas vértebras de sua coluna,
na ponta de seus dedos.
Presa no joelho tenso,
dura no maxilar travado,
fora de si sem a sua nuca.
A voz está em todo o seu corpo.
e se prolonga ao ouvinte que te escuta.
Mais do que tudo a voz é sua identidade.
E vive do que você a alimenta, ou seja, você mesmo.
A voz é ancestral , nosso instrumento primeiro...Feito pra cantar ou falar?O sentido da voz falada está na semântica e na voz cantada na melodia. Cantar também é uma forma de contar histórias,de revelar sutilezas e emoções. De acordo com Paul Zumthor as tradições orais criam uma rede de intercâmbios vocais vinculados a comportamentos mais ou menos cifrados, cuja finalidade essencial consiste em manter a continuidade de uma percepção da vida. Os cantos étnicos trazem em si uma gama de informações sutis sobre um povo,um lugar,uma paisagem. Quando uma pessoa canta algo que a motiva para isso ,esse canto estará relacionado profundamente com sua energia criadora. Será essa energia que impulsionará toda a sua atuação inclusive sua técnica vocal.
Ela pode estar na sola de seu pé,
nas vértebras de sua coluna,
na ponta de seus dedos.
Presa no joelho tenso,
dura no maxilar travado,
fora de si sem a sua nuca.
A voz está em todo o seu corpo.
e se prolonga ao ouvinte que te escuta.
Mais do que tudo a voz é sua identidade.
E vive do que você a alimenta, ou seja, você mesmo.
A voz é ancestral , nosso instrumento primeiro...Feito pra cantar ou falar?O sentido da voz falada está na semântica e na voz cantada na melodia. Cantar também é uma forma de contar histórias,de revelar sutilezas e emoções. De acordo com Paul Zumthor as tradições orais criam uma rede de intercâmbios vocais vinculados a comportamentos mais ou menos cifrados, cuja finalidade essencial consiste em manter a continuidade de uma percepção da vida. Os cantos étnicos trazem em si uma gama de informações sutis sobre um povo,um lugar,uma paisagem. Quando uma pessoa canta algo que a motiva para isso ,esse canto estará relacionado profundamente com sua energia criadora. Será essa energia que impulsionará toda a sua atuação inclusive sua técnica vocal.
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