quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EXERCÍCIOS RESPIRATORIOS 2



  




1 – Deite-se confortável, costas alinhadas no chão. Joelhos dobrados. Pés separados um do outro na linha do quadril. Braços abertos na altura dos ombros, palmas das mãos voltadas para cima. Corrija a posição da cabeça, para que o queixo se aproxime do esterno o mais possível (assim você alinha sua laringe e músculos do pescoço). Dobre lentamente os dedos da mão direita de encontro a palma, as falanges de encontro ao punho, o punho de encontro ao cotovelo, estenda os dedos sobre o braço, role o antebraço por sobre as clavículas, ombro esquerdo, braço esquerdo, antebraço esquerdo ate tocar a mão esquerda. Faça o caminho de volta. Repita o processo com a mão esquerda. Repita o exercício 3 vezes, lento, sempre percebendo profundamente o contato com o chão.    
2 – Vire-se de lado. Inspire abrindo o corpo para trás, em forma de cunha. Expire retornando a posição de feto. Repita o gesto 3 vezes. Inverta o lado e repita o exercício 3 vezes.
3 – Use as mãos, cotovelos, joelhos para apoiar e dar sustentação a ação de ficar em pé. Separe os pés a 25cm um do outro, com os primeiros artelhos corrigindo a postura dos pés para dentro (a postura não fica torta). Flexione um pouco os joelhos, braços ao lado do corpo. Fique nessa posição ate que as pernas tremam. Aguente o máximo que puder. Então relaxe a tensão das pernas. Cuide todo tempo para que as costas fiquem alinhadas. Use a força da gravidade como referencia. Mantenha o olhar na altura dos olhos, sem que ele queira reter a paisagem a frente, mas que o ambiente venha à retina. Relaxe as expressões da face. Quando a fala mental vier distrai-lo(a), sopre o pensamento para longe.
4 – Caminhe pela sala, um passo, depois outro, depois outro, sem fazer outra coisa senão cuidar da eficácia do movimento. Se houver no ambiente obstáculos para transpor, escadas, cadeiras, use estes objetos para incrementar o passo. Caminhe por cinco minutos. Depois 10, depois 20min, ate completar uma hora de caminhada.
5 – Deite-se, costas alinhadas com o chão, pés separados, joelhos encostados, braços ao longo do corpo. Seu pensamento estimulará o pulso respiratório com as palavra INSPIRANDO EXPIRANDO. Permaneça algum tempo nesse movimento. Troque as palavras para PROFUNDO LENTO. Depois, controle os movimentos: insp lenta, exp lenta, insp  rápida, exp rápida, insp rapira exp lenta, insp rápida exp rápida. O exercício é feito primeiro com entrada do ar pelo nariz. Em outro dia, a inspiração controlada pela boca.

Vale experimentar pausas de dois a três pulsos depois da cada inspiração e cincos pulsos depois da expiração. Isso permite aos músculos  relaxarem, facilita a entrada e saída de ar e harmoniza os movimentos.


Para alimentar a imaginação, recomendo as leituras: 

Adeus, China - Li Cunxin

As filhas de Rashi - Maggie Anton

Nenhum comentário:

Postar um comentário