segunda-feira, 19 de maio de 2014

Núcleo Fundador




No trabalho de mestrado concluído em 2010 - você já pode encontrá-lo online ou na biblioteca da UFPR*, falei sobre as relações humanas existentes numa comunidade de prática musical. Especificamente um coral. Como li bastante meu trabalho essa semana, para finalmente colocá-lo nas mãos dos acadêmicos, lembrei do Núcleo Fundador, aquele grupo de pessoas que não é o regente, nem coordenador, mas cantantes, cantantes que permitem que o coro permaneça inteiro ou  desmorone. É um grupo de pessoas com certa vibração, pioneiros, os que lançaram a pedra fundamental, os que ergueram as primeiras barracas, roçaram o espaço, plantaram o primeiro canteiro, trouxeram o primeiro leite e fizeram o primeiro fogo. É um grupo restrito, com certo impacto sobre as demais pessoas - veteranos e novatos e regente - que faz os outros tremerem, que diz "não" na cara dura...  tão forte é a vibraçao pessoal dessa gente, que quando um ameaça sair da posição, a casa cai... É bom que outros participantes periféricos tenham oportunidade, a seu tempo, de passar ao núcleo, mas isso é quase impossível. O Núcleo Fundador é o Uróboro, o fim e o começo de ciclo. Quando o último se for, quiçá alguém tenha criado uma vibração capaz de gerar o novo, quem sabe...
Fica aí meu estudo, para voces pensarem e usarem, para o bem comum. Uma força dessas, gerada pelo Núcleo Fundador, é um presente. Poder confraternizar, quando nos encontramos, é dádiva dificílima de se conseguir, porque não somos família, somos outro tipo de congregação.
Abraços a todos que possuem seus Núcleos Fundadores.


*

Catalogação na publicação
Fernanda Emanoéla Nogueira – CRB 9/1607
Biblioteca de Ciências Humanas e Educação - UFPR

 
               Guariente, Liane Cristina
                    Comunidade de prática musical : um estudo sobre um grupo coral em Curitiba  /  Liane Cristina Guariente  –  Curitiba, 2010.
                    124 f.

                    Orientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújo
                           Dissertação (Mestrado em Musica) – Setor de Ciências, Letras  e Artes  da Universidade Federal do Paraná.

                    1. Canto coral. 2. Coros (Música) - Curitiba-PR. 3. Música - Instrução e ensino. 4. Música e sociedade. I.Título.                      
                                                                         
                                                                                    
                                                                               CDD 782.5
                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário